quinta-feira, 14 de agosto de 2014

O desafio de criar

Estamos numa fase bem criativa aqui na Artes Mabú. É que ando um pouco cansada de fazer sempre as mesmas coisas. Às vezes, eu passeio pelo face ou outras redes sociais e vejo sempre os mesmos modelos de jogos de banheiro, caminhos de mesa, almofadas.... Só mudam as cores. Gente, nada contra as pessoas que escolhem se dedicar a fazer apenas um determinado modelo de peça. Se a peça é um grande sucesso, todo mundo quer fazer igual mesmo, não tem jeito. E os clientes querem mesmo é encomendar aquilo ali, não se cansam.... Eu mesma já fiz muito disso. [...]


Um bom exemplo do que estou falando, é o Conjunto Garden. Lembram-se dele?? Talvez o jogo de banheiro de maior sucesso nas redes sociais. Fizemos até um passo a passo dele aqui no blog.  Todo mundo adora!


 
 Agora, na minha opinião, não tem nada mais surpreendente do que quando eu me deparo (infelizmente raríssimas vezes) com uma peça super original, criativa e diferente de tudo.
Existem muitas artistas no nosso meio que trabalham assim. Um bom exemplo, é a Cristina Vasconcellos, do Colorido Eclético.  Veja algumas de suas peças:









 

Nunca copiando nada, sempre criando. E eu  admiro muito estas artesãs por isso, pois este é um grande desafio. É muito diferente de você pegar uma peça pronta, olhar para o gráfico e fazer igual. O máximo que você tem que fazer é pensar na combinação de cores. Agora, a criação envolve muita pesquisa, dedicação. É preciso ter paciência, porque é um tal de faz e desmancha que parece não ter fim, até que fique do jeito que você imaginou.

Outra coisa importante, e um dilema para muitos artesãos, diz respeito a lucratividade. Você é artesão e vive disso. Sendo assim, precisa produzir peças que vendam e,essas peças, normalmente, são as mais populares.  Às vezes não sobra muito tempo para criar e ficar "inventando moda", não é mesmo?

Eu sei, é complicado, mas a essência do artesanato é essa. Seu diferencial está justamente nas horas em que debruçamos sob cada peça, criando, pensando nas cores, formas, fazendo, desmanchando, fazendo de novo, para no final, termos uma peça única, exclusiva e diferenciada. Mesmo que façamos outra peça exatamente igual, uma nunca será idêntica a outra. O que é obviamente, muito diferente de uma produção industrial,  feita em larga escala e cópias exatamente idênticas, porque são produzidas por máquinas pré programadas.

Mas, veja bem... Uma peça popular de grande sucesso, um dia foi criada por alguém, não é mesmo? Essa pessoa teve essa mesma dedicação um dia. Teoricamente, teve que "abandonar" por um tempo seu foco na lucratividade, para investir num projeto que poderia gerar este retorno no futuro e ainda ter a sua assinatura o que representaria mais do que apenas lucro.




















Bom, acontece que agora a Artes Mabú resolveu se dedicar a criar as suas próprias peças.... é claro, gente, que não existe uma criação 100% original, vocês concordam comigo??? A gente vai sempre juntar uma coisinha que viu aqui, outra que viu ali, para no final criarmos a nossa peça.

Conheçam algumas de  nossas criações:










 E vem muita novidade por aí....

Então eu convido à todos vocês a reservarem ao menos 1 dia da semana ou, se for muito, um meio dia ou ainda algumas horas para investir em CRIAÇÃO!!!

Você vai se surpreender com sua capacidade de criar, tenho certeza. Comece separando uma pasta no seu computador e dê o nome de "BANCO DE IDEIAS". Sempre que você se deparar com uma coisa que achar incrível na internet, salve nesta pasta. Procure sempre comprar revistas, livros, apostilas, que falem sobre o seu negócio de artesanato. Curta páginas no face que tenham a ver também. Neste dia que você reservar para sua criação, vá até este banco de dados, veja essas imagens, folheie essas revistas, visite essas fanpages e, quando você menos imaginar, uma ideia incrível irá surgir.

Bom, por hoje é só. Um forte abraço e que você se inspire e tenha grandes ideias!!!





6 comentários:

  1. Uau! Fiquei emocionada com as suas palavras sobre o meu trabalho. Obrigada!!!
    Cristina Vasconcellos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cristina! Que bom vê-la por aqui!
      Imagina.... Você é uma referência. Uma grande artista que merece todo o louvor!
      Adoro seus trabalhos e saiba que são uma fonte de inspiração pra mim! Bjo grande!!!

      Excluir
  2. Bjr, vos mots m on touche je suis une passionnee de crochet mais j ai difficille de creer pourtant chaque chise que je realise est unique carvje fais tjs des petits changements
    Je fais des personnages pour enfants mais je ne pense pas etre assez douee pour faire ce que vous faites
    Dans votre pays vous avez l habitude de ses belles choses
    Ici en Belgique ns n avons pas de modeles pour commencer pour apprendre vos techniques
    C est dommage j adore le chemin de table

    J adore cette page car je vous des choses tellement belles
    Bonne continuation

    Sylviane Jamotte Belgique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merci pour vos mots !!!
      Est toujours le bienvenu dans notre page !!
      !! étreintes

      Excluir
  3. Boa noite Luciana! Acompanho seu blog a algum tempo e além das peças lindas me deparei com esse post sobre criação; realmente é uma pena que muitos artesãos se prendam ao que já existe só porque 'vende mais', acredito que isso acaba bloqueando o processo criativo... O ponto de equilíbrio de um artesão é quando ele descobre seu próprio estilo (ainda que tendo diversas referências), e agradar seus clientes com ele - uma mistura diferente de cores, texturas por exemplo. Lutamos pra isso a cada dia não é mesmo? Parabéns mais uma vez pelos trabalhos! Com carinho, Débora (http://ateliepontoeagulha.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Débora! Fico feliz em saber que curte a nossa página!!
      Concordo com você, não devemos apagar este processo criativo em nós. Afinal a essência do artesanato é justamente essa. Se fossem apenas meras cópias, poderiam ser produzidas por máquinas, não é mesmo?
      Estive na sua página e adorei os seus trabalhos. Você é uma pessoa criativa! Gostei muito da mistura do crochê com tecido, também estou fazendo alguns trabalhos nesse sentindo.
      Obrigada por sua visita!! Bjos!!!

      Excluir


Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.