quarta-feira, 18 de março de 2015

Como transformei meu hobby em profissão

Algumas pessoas me perguntam como foi que eu aprendi a fazer crochê. Acho melhor começar explicando como que eu não aprendi. Bom, eu não aprendi a fazer crochê com a minha avó, e nem tão pouco com a minha mãe. Muito menos quando eu era bem pequenininha.
Contrariando a tradição, eu aprendi a fazer crochê já adulta, aos 25 anos de idade. Nesta época eu já estava casada e era mãe do meu primeiro filho, o Matheus. E já se vão 11 anos desde as minhas primeiras correntinhas. Ah...e eu aprendi o crochê sozinha, através de muito esforço, persistência e dedicação.

Certa vez, eu ganhei de presente da minha sogra uma belíssima colcha toda trabalhada no crochê, feita por ela mesma (minha sogra, Ivete, tem um dom incrível). Eu fiquei simplesmente encantada com aquele trabalho. Ficava olhando cada detalhe daqueles pontos que juntos, formavam desenhos incríveis. Foi quando eu pensei: se alguém consegue fazer tudo isso aqui, usando apenas agulha e linha, eu também posso fazer. Por que não? Foi então que eu decidi que iria aprender.[...]

Nesta época eu trabalhava, tinha uma profissão.  Aprender o crochê era apenas  um hobby. Eu passava minhas horas livres pesquisando na internet, olhando revistas e livros sobre o assunto e, aos poucos fui fazendo minhas primeiras peças.
Meu primeiro contato com a Círculo foi com o fio Anne. Fiquei maravilhada com a textura, as cores vibrantes. O resultado foi incrível. A partir daí, comecei a pesquisar sobre os outros produtos da Círculo. Conheci a Cléa, aprendi sobre as diferentes espessuras de cada fio e sua finalidade. Quando conheci a família Barroco, fiquei tão maravilhada que os fios serviram de inspiração para que eu me focasse mais nos tapetes e almofadas.


Como eu aprendi a fazer crochê olhando nas revistas e pela internet (bendito seja o youtube!), logo eu conheci os trabalhos da Cristina Luriko e da Simone Eleotério e me tornei uma grande admiradora e passei a sonhar: um dia eu serei como elas. Viajarei o Brasil inteiro ensinando o crochê.

Este sonho foi crescendo cada dia mais e mais dentro de mim a medida em que aprimorava minha técnica. Foi quando nasceu em 2012 a "Artes Mabú", uma página na internet onde eu divulgava meus trabalhos e auxiliava quem estava começando, através de passo a passos, gráficos e tutoriais. O nome "Mabú" foi uma homenagem aos meus filhos, Matheus e Bruna.

Eu amava tanto fazer crochê que minhas horas livres eram poucas pra tanta vontade que eu tinha de tecer. Foi quando eu fiquei desempregada e passei a dedicar todo o meu tempo ao crochê, fazendo peças para vender.

Minha família não gostava de me ver sentada o dia todo tecendo. Diziam q estava perdendo meu tempo, que aquilo não iria me levar a lugar nenhum, que o máximo que iria ganhar eram alguns trocados. Meu esposo começou até a marcar entrevistas de emprego para mim. Eu ficava quieta, não discutia, pois no fundo pensava que um dia iria mostrar que eles estavam enganados.


Eu voltei toda a minha atenção para a Círculo. Tornou-se meu principal objetivo de vida conquistar esta empresa e um dia fazer parte do seu time de professoras.
Passei 2 anos inteiros fazendo peças "com a cara da Círculo". Eu divulgava no meu face e sempre marcava a Círculo nas postagens com a esperança de um dia eles me descobrirem. Montei este blog só para me inscrever no programa "Novelo da "Amizade", da Círculo, pois acreditava que assim, teríamos um relacionamento. E foi através do blog que a Círculo conheceu melhor meus trabalhos e se interessou. Passei a enviar então minhas peças para eles divulgarem nas redes sociais e revistas. 

Enquanto isso, as coisas em casa se complicavam. Meu marido me pressionava cada vez mais a encontrar um emprego "direito". Estávamos muito apertados financeiramente. Foi quando uma das empresas que havia feito entrevista me ligou, dizendo que havia sido selecionada. Por incrível que pareça, fiquei triste, pois percebi que não havia como abrir mão desta oportunidade e que isso iria me distanciar cada vez mais do meu sonho de entrar na Círculo. Mas, naquela mesma semana, recebi um email  que mudou tudo. Finalmente o meu grande sonho estava prestes a se realizar. A Círculo queria me contratar!

No momento em que lia aquele email eu ria e chorava ao mesmo tempo. Uma emoção sem tamanho tomou conta de mim. Parecia que estava conferindo um bilhete premiado da loteria. Eu não acreditava no que estava acontecendo. Pedia todos ao meu redor para lerem aquela mensagem e dizer o que realente estava escrito. E era exatamente isso. Meu sonho tornando-se realidade diante dos meus olhos.

Na semana seguinte, viajei para Santa Catarina para conhecer a Círculo. Eu senti como se fosse aquele garotinho dentro da Fantástica Fábrica de Chocolate. Foi um sonho!
Nos meses seguintes,  fiquei em teste pois a Círculo precisava ver se realmente iria dar certo. Foi quando fiz meus primeiros workshops em Belo Horizonte.

    
(WORKSHOP REALIZADO EM NOVEMBRO DE 2014 EM BELO HORIZONTE - LOJA "CIA DO FIO")

Isso foi em novembro de 2014. Em dezembro e janeiro a Círculo entrou em férias coletivas e ainda não havíamos formalizado minha situação. Para minha surpresa, em dezembro recebi a notícia de que havia sido nomeada para um concurso que fiz há cerca de 2 anos em Belo Horizonte.Tive que tomar posse, porque minha situação ainda não estava formalizada com a Círculo. Fiquei com receio deles mudarem de ideia quando retornassem das férias. Tomei posse em dezembro no meu cargo público e comecei a trabalhar no dia 05/01. Aguardei até o final de Janeiro quando a Círculo me deu a certeza da minha contratação. Não tive a menor dúvida ao pedir a minha exoneração do cargo público. Para muitas pessoas isso pareceu uma loucura, mas para mim, este foi um dia muito alegre e especial.

E aqui estou eu, hoje como professora da Círculo. Fazendo exatamente aquilo que um dia eu sonhei. Viajando o Brasil inteiro ensinando a técnica do crochê. Consegui transformar meu hobby, algo que fazia como distração em profissão. Alegria maior não há, quando fazemos o que amamos fazer! Quando lutamos pelos nossos sonhos, mesmo que todos digam não,  eles podem sim se tornar realidade. Acredite no seu potencial, estude, aprimore seu conhecimento, busque a excelência seja no que for que você faça. Não permita que ninguém roube de você seu direito de sonhar. Sonhe muito, sonhe alto!!!


(WORKSHOP REALIZADO NA CIDADE DE ANÁPOLIS EM GIOÂNIA, NA LOJA DOS AVIAMENTOS)


4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, Taby!! Que alegria ler seu comentário. Que bom saber que minha história é um incentivo pra você. Continue! Acredite! Quando estamos em busca de algo grande, de um sonho, muitos tentam roubar isso da gente, é natural, é o que mais acontece. Nos deparamos com mais obstáculos do que vitórias. No início é assim mesmo. Mas quando chegamos lá, o sabor da vitória é muito maior que qualquer dificuldade. Tenha fé. Persista. Acredite. Tenho certeza que chegará lá. Beijo grande!!!

      Excluir
  2. Gostaria muito que vc fizesse um workshop em Goiânia. Seus trabalhos são maravilhosos e inspiradores.

    ResponderExcluir
  3. Luciana Ponzo, me emocionei com sua história de vida e de realização. Me vejo em cada palavra que você colocou. Meu maior objetivo é conseguir me realizar profissionalmente através do meu artesanato, no caso o croché. Mas infelizmente também não tenho apoio nenhum da minha família somente eu e meu marido acreditamos que um dia vou realizar esse sonho Estou gestante de 6 meses, agora mais sensível do que nunca. Você com certeza me inspira muito. Sucesso é o que lhe desejo hoje e sempre. Bjs.

    ResponderExcluir


Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.